segunda-feira, 10 de março de 2014

Montando componentes e fechando o cárter esquerdo.

Desta vez os trabalhos foram no cárter esquerdo. 

A montagem da placa de partida (roda livre) requer alguma atenção especial, principalmente quanto ao seu estado de conservação. a desta moto não está lá grande coisa, mas, com o custo de uma nova, melhor usar até ela pifar e, nesse evento, trocar por nova ou recondicionada.

Quanto ao gerador (ou magneto), antes de montá-lo medi a resistência elétrica de suas bobinas, conforme indicado no manual. Estava conforme prescrição.

O mesmo vale para a bobina de pulso, se encontrava dentro da faixa de prescrição.

O assentamento do volante (magnético) na ponta do eixo do virabrequim requer um pouco de atenção. A chaveta é pequena e requer boa limpeza para o seu perfeito alojamento. 

A seguir, mostro o vídeo da montagem destes componentes no motor.


Após a montagem destes componentes, veio o fechamento das tampas da carcaça do cárter lado esquerdo.

Não há muitos segredos nesta operação. É necessário juntas novas e observação na sequência e torque de aperto dos parafusos. 

Um único item que indico tomar bastante cuidado é o alojamento do fio do "neutro" na ranhura correta, para que não se corte no fechamento da tampa.

Abaixo o vídeo com esta operação:


Após este fechamento, coloquei o motor no quadro da motocicleta. Como ele está praticamente todo fechado, sem riscos de ser contaminado por pó ou sujeira, o quadro se torna um ótimo local para ficar. 

Deu um bocado de trabalho, mesmo com uso de "macaco tipo jacaré" devido ao peso e dificuldade de acesso. Mas, consegui.

Agora, próximos passos e vir acabando as conexões entre motor e quadro, elétrica e aparência. Ainda demora um pouco....

12 comentários:

  1. Nesse site vc encontra todas as peças genuínas da YAMAHA por um preço em conta se comparado ao Brasil: http://www.boats.net/

    Tem o ebay que a peças novas para XT 600 como a placa de partida!

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  2. http://www.boats.net/parts/search/Yamaha/Motorcycle/1995/XT600EG/parts.html

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  3. Ta demorando muito em parceiro!!!

    Se já tem o pistão WISECO, porque não termina logo esta reforma hein????

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    1. Tempo... somente o problema de tempo. Tempo para terminar e tempo para publicar o que já fiz, alias, ela já ligou...

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  4. Martin

    Tenho uma XT 225 e por ser o mesmo curso da Lander(58mm) quero transformar em 250 com o pistão de 74mm!

    Gostaria de saber de como melhorar a bomba de óleo da minha, pois dizem que em altos giros não lubrifica bem!

    O que você sugere?

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    1. Não conheço o motor da XT225. Mas, dê uma procurada em kits para este motor, pode ser que você ache uma bomba maior para ele. Se não achar, pelo menos certifique-se de que a tua está em bom estado (sem riscos e vazamentos internos) e se tiver, troque por uma nova.

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  5. Martin, uma "bomba maior" séria aquela peça que parece uma engrenagem?

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    1. Não é uma engrenagem. é um conjunto que na XT600 tem uma engrenagem de material "plástico" e está ligado na traseira do conjunto de embreagem. Acredito que deva ser parecido na XT 225.

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  6. Essa é a bomba:

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fi.ebayimg.com%2F00%2Fs%2FNDgwWDY0MA%253D%253D%2Fz%2F9O4AAOxylk1ReW1r%2F%2524(KGrHqZ%2C!qQFE6!pI5UnBReW1rVUBw~~60_35.JPG&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fitm%2F1999-Yamaha-Motorcycle-Oil-Pump-Assembly-XT225-5H0-13300-02-00-%2F140962883478&h=225&w=300&tbnid=LrhqNPUPmzMrsM%3A&zoom=1&docid=bq9LiUluWmU3LM&itg=1&ei=5NVzVKNWrt6wBLrKgbAF&tbm=isch&ved=0CCgQMygLMAs&iact=rc&uact=3&dur=5331&page=1&start=0&ndsp=29


    O que você recomenda?

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  7. Amigo eu desejo se você poderia me enviar algum tutorial sobre como montar a moto xt 600 electricidade ou de alguma orientação para ajudar-me a minha bicicleta por um cabo falhar mal montado Eu sou da Venezuela esta é a minha resposta seria de esperar se ronald_26_91@hotmail.com muita trabalheira

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