segunda-feira, 25 de julho de 2016

Sobre o painel e ligações elétricas

Faz tempo que não adiciono algo ao blog. O tempo tem sido muito curto, mas, tenho, lentamente, feito algumas montagens.
Agora estou ainda na fase de terminar as ligações e acomodações de itens no painel da XT. é complicado pois não quero alterar a estética da moto e, espaço, é algo que não tenho.
A carenagem é muito apertada e pequena. Quero acomodar o manômetro e o conta-giros (em barra de LED, que comprei), no painel. Mas como?
Surgiu uma ideia, um pouco complexa mas, aparentemente viável. Tenho alguns colegas que trabalham comigo, que tem uma impressora que imprime em 3D.
Olhando a foto abaixo, é possível ver que o painel da XT600E, modelo 3TB, só tem o velocímetro e um indicador com quatro lampadas. estes ocupam praticamente todo o espaço que tenho, ou seja, impossível incorporar dois mostradores neste espaço.

Posicionamento original de itens no painel.

E o que gostaria de adicionar são estes dois mostradores, conforme imagem a seguir:

Mostradores de pressão e conta-giros.

Uma possibilidade que pude imaginar foi a de redesenhar o suporte do velocimetro, deslocando-o ligeiramente para esquerda e aproximando do guidão e, substituir a caixa com as quatro luzes indicadoras por uma caixa com os mostradores e luzes, estas, substituindo o sistema por lampadas por LEDs.
Para fazer isto, o primeiro passo foi redesenhar este suporte em 3D. É um tanto complicado. Primeiro porque é dificil transferir as medidas e espaços que tenho entre a carenagem e a chave de ignição para o desenho (grande margem de erro...), segundo porque fazem alguns anos que não desenho em 3D...
A imagem do 3D ficou conforme abaixo.


O novo conjunto será composto de três peças distintas, a carcaça, a mascara e uma tampa. A imagem deste conjunto montado ficará como abaixo:

Conjunto montado - imagem 3D

Após o desenho em 3D, é preciso converter o arquivo para a extensão .stl (é o que as impressoras em 3D conseguem ler). E após isto, com o software da impressora e manipulador de .stl, identificar qual a melhor posição para a impressão. O problema para a impressão é minimizar "pontes", ou seja, superfícies  que serão impressas e não estão acomodadas sobre a placa de impressão da impressora. para estes casos, é ciado uma sequencia de "suportes" que sustentam estas superfícies durante a impressão e que serão retiradas depois da peça impressa. 
Estes suportes consomem material e tempo, ou seja, quanto melhor posicionado as peças a serem impressas, menor o custo.
O primeiro estudo, para a carcaça, ficou assim:

Carcaça com suportes

Carcaça sem tantos suportes

Agora é esperar para ver qual o melhor jeito de imprimir estas peças e montar...

Enquanto isto, vou terminando os conectores dos cabos que vem dos sensores para poder interligar tudo, quando estiver montando e que facilitará desmontagens para manutenção. É um serviço que tem que ser feito com muita atenção e paciência... 

Montagem de plugs e terminais...



26 comentários:

  1. Tenho uma tenere 89, está fumando todas as vezes que há a troca do óleo, também notei que ela perdeu a velocidade...isto pode ser filtro e carburador ou tem relação com o fato de ter problemas com o retentor do pistão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wlamir, a minha também fumaçava quando trocava óleo. Não sei o motivo disto acontecer, mas, a primeira ligada, antes da reforma, soltava fumaça, e, bastante.
      Motor um pouco gasto, que não chega a fumaçar o tempo todo, não costuma perder potência, alias, dizem que anda até mais. Acho provável ser é carburador ou filtro.

      Excluir
  2. Olá,a minha é uma 94 e coloquei o contagiro da Sahara que tem a mesma altura e permaneci os velocímetro original assim como mostradores originais, apenas modifiquei os lugares sem necessitar de muita adaptação, apenas uma chapa de aço no suporte do velocímetro

    ResponderExcluir
  3. A ideia de usar a impressão em 3D é ótima. Quanto perder a "caracterização", já não perde com o uso das barras em LED e a peça confeccionada na impressora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perder a caracterização perde, mas, o que quero não é uma motocicleta igual a nova e sim, uma mais confiável. Então, está valido fazer isto.
      Quero saber se estou forçando o motor ou se o sistema de lubrificação está em ordem, em grandes trajetos.

      Excluir
  4. Martin monstra essa nave ai como ficou tem algum video no YouTube

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Não.... estou apanhando da impressora 3D.... Mas, pelo menos, já andei com a moto, sem painel, é claro....

      Excluir
  6. Boa tarde Martin. Tô a procura de uma XT 3TB. O valores vão de 3000 a 12 mil reais. É uma diferença brutal. Tenho assistido quase diariamente seus vídeos e lido seu blog. E vou te dizer, anima mais ainda meus planos pra comprar uma. Pois bem. Qual sua orientação pra quem está procurando uma XT 600? Parabéns pelos posts e pelas informações e tudo que tem feito sobre uma moto muito bacana. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, realmente os valores das XTs variam muito. Tem boas motos; desgastadas mas em bom estado e fáceis de serem reformadas e lindas XTs todas mexidas, terríveis para arrumar.
      Acho que importante é ter a carcaça do motor inteira, sem remendos, motor funcionando, carburadores funcionando, chicote elétrico sem emendas e, no caso da 3TB, quadro sem trinca ou solda perto da cabeça do amortecedor traseiro. Bom checar o carter do quadro o retorno do Óleo com o motor funcionando. Veja o estado das pinças de freio... Mas o importante mesmo e carcaça integra do motor até trincas no quadro (citei no início )

      Excluir
  7. Bom dia martin avilla, tenho uma xt 600 94 ,e ela apeesenta poblema na hora de da partida ,fica querendo gira o motor e nao vai ,pode ser mesa de escova ou bateria ou oque vose acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser várias coisas, inclusive, o que indica. A minha fez a mesma coisa antes de eu a desmontar e o problema maior eram as escovas e a "bucha" de bronze no motor de arranque, que estava desgastada e permitia que o rotor deste roçasse no estator.

      Excluir
  8. Estou com problemas para arrumar o painel elétrico de algumas motocicletas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressão 3D é caro para este tipo de produto. principalmente porque é mais do que imprimir, tem que desenhar. E não é "original". Mas, para criar um novo, é bem válido.

      Excluir
  9. Ola Martin,
    Primeiramente te parabenizar por documentar tudo esta ficando show!
    Mas gostaria de lhe fazer um questionamento tenho uma XT600 89 e acabou por fundir o comando acabei comprando cabeçote e bomba.
    Vou fazer recuperação provisória retirei a bomba e vou lavar todo o motor com óleo diesel 10 litros com bomba para ter certeza do máximo de limpeza possível em teste verifiquei que o radiador de óleo tem uma restrição de passagem não passa livre isto é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovane,
      Obrigado!
      Tem um dos posts anteriores que mostra o caminho do óleo. Foi feito para a 3TB mas, acredito que deva ser muito parecido, se não, igual ao teu modelo. O que é diferente é que não tem o tal radiador, usa as paredes do reservatório no quadro, para refrigerar. Restrição na 3TB não tem mas, parte deste óleo, ao invés de ir para o reservatório, lubrifica os eixos do câmbio / embreagem. E isto é feito com alguma perda de carga / restrição que este circuito tem naturalmente, além da altura do reservatório.
      Cuidado em limpara cor pressão, sem desmontar o motor. Lembre-se que o virabrequim é com rolamento na biela e, rolamento e cavacos, sujeiras (sólidos) não se dão. Na 3TB ainda tem uns furinhos na carcaça que "pulverizam" óleo sobre os dentes das engrenagens do câmbio (acho que é igual no teu modelo) e estes também podem entupir se for empurrado "sólidos" para lá.
      É pouco provável que tenha decido limalhas do cabeçote mas, cuidado.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu amigo tenho uma xt 94 gostaria de saber se tem como estalar nela o painel composto da 2002 com conta giros e se ele vai funcionar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eh possível usar sim. Mas eh preciso instalar a "tomada" do cabo do conta giros no cabeçote do motor da tua XT. As 3TB não usam esta tomada e tem uma tampa no local.

      Excluir
  12. Olá amigo Martim,
    Antes de mais muitos parabéns pelo seu blog, espetacular!
    Sou de Portugal e estou a reformar aos poucos a minha xt 600 de 199 que estava bastante mal tratada e com falta de cabos.
    Estou agora com uma dúvida, onde conecto o fio negativo da bateria? E também o cabo que liga o relé de arranque ao motor de arranque pode ser um cabo universal?
    Muito obrigado e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Toni,
      Obrigado pelos comentários.
      Não me lembro o local exato da conexão do fio negativo, se não me falha a memoria, é curto e é conectado logo ao lado da bateria, nu quadro, com um parafuso de fenda. Quanto ao cabo entre o relé e arranque, pode ser sim um cabo universal. Importante ter uma boa bitola (bom diâmetro).

      Excluir
  13. Obrigado mais uma vez, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia
    Primeiramente parabéns pela reforma .
    Me chamo Edmilson tenho uma XT660 2002 estou reformando .
    Estou a procura do painel original

    ResponderExcluir